quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Velho demais




É um texto forte, embora ficção basei-me em depoimentos de alguns idosos de um asilo aqui em Manaus e o final tentei colocar da forma que, em sua grande maioria, pede em suas orações.

Tornei-me obsoleto e não sirvo mais. Meu filho já não precisa de mim e não vejo alegria em seu rosto quando me vê. Devo estar mais velho do que penso, minhas mãos estão tremulas e meus olhos não enxergam como antes. O meu corpo dói e sinto frio. O sono foi-se com a idade e fico na cama imaginando como deverá ser chato o novo dia, sem ter com quem conversar, não ter pra onde ir e continuar me sentindo como um móvel velho que ninguém mais agüenta ver na sala.
Devem conversar entre si o que fazer com o velho que não tem mais graça e serventia e estou em suas mãos aguardando o momento que me levarão para algum asilo dizendo que será melhor pra mim.
Meus netos só querem brincar de vídeo game e quando chego perto, ouço aquela frase terrível e dolorida.
- Agora não vovô, depois conversamos com o senhor
Esse depois nunca chega e eu tenho tantas coisas pra falar, tantas historias para contar e tantas experiências para compartilhar que dói só em pensar que ninguém precisa mais delas.
Peço todas as noites para Deus os abençoar, pois eu não preciso de mais nada, sou inútil, velho demais para sonhar.
Estou com sede, mas estão todos na cozinha e não quero constrange-los com minha presença, posso esperar saírem de lá. Daqui a pouco me trarão um prato de comida para que eu coma na varanda, para não sujar o tapete da sala de jantar. Lembro-me de quando o comprei para agradar minha esposa, que Deus a tenha em um lugar sagrado, e dou-Lhe graças todas as noites por ela não ter tido tempo de ficar obsoleta também.
Hoje vai ter passeio, irão todos para o sítio.
Que saudades daquele lugar!
Minha esposa tinha um carinho especial por ele, plantando suas roseiras em volta da casa e eu cuidando do gramado.. Hoje tem uma nova casa e lembra muito pouco do paraíso que era. Mudaram tudo, mas não apagaram minhas memórias dos momentos inesquecíveis que lá vivemos, quando meu filho ainda era pequeno e do dia que eu o presenteei com um pônei que era o seu maior desejo.
Mas eu não vou poder ir, lá é longe demais e estou velho para suportar uma viagem dessas.
Já ouvi tantas vezes essa frase que acabei me convencendo que estão certos.
Ficarei sozinho, somente com a empregada que me chama de velho e nem sabe o meu nome. Aliás, será que alguém ainda se lembra do meu nome?
Vou ficar aqui sentado na cadeira de balanço até que saiam e eu possa tomar o meu copo de água. E os meus remédios, a que horas mesmo eu tenho que tomá-los?
Será que fará alguma diferença se eu não tomá-los mais?
Hoje estou sentindo-me estranho, acordei com saudades da minha esposa e sinto o seu perfume toda vez que fecho os meus olhos. Está um tanto frio aqui fora que vou voltar para o meu quarto.
Perdi a sede, só quero minha cama.
Sinto que já saíram e o engraçado é que se esqueceram de me dar o prato de comida, mas estou sem fome, talvez tenham adivinhado isso também.
O silêncio é tão gostoso às vezes!
O frio aumentou e estou todo coberto, mas ainda o sentindo..
Que cheiro gostoso desse perfume, faz tempo que não o sentia.
Sinto tocarem em minha face com as duas mãos.
Mãos macias, abro os olhos e acho que estou sonhando. Talvez a saudade me faz ver o rosto de minha esposa e os seus braços me chamando para me levantar e seguir, de mãos dadas com ela.
Assusto-me ao ver que não estou dormindo e, como por um milagre, me é oferecido o retorno aos bons tempos - viver ao lado de minha esposa querida.
Preciso me despedir do meu filho e dos meus netos, mas não tenho mais tempo, tenho que ir.
Espero que eles não chorem quando voltarem.
Sentirei saudades, mas isso é mais forte do que eu e então fecho os olhos e me deixo levar.

Sem comentários:

Enviar um comentário